A polêmica expo Anish Kapoor em Versailles

Share

O Château de Versailles apresenta a exposição do grande artista Anish Kapoor. Uma exposição que já deu muito o que falar, pois, para instalar uma de suas obras, o artista desfigurou um dos jardins sagrados do Château, uma instalação em forma de cone enorme que, no início, se intitulava “Dirty Corner” e, logo em seguida, devido a toda a polêmica, ele batizou de “Vagin de la Reine” (A vagina da rainha).

Outras instalações que fazem parte da exposição estão espalhadas no jardim, como os dois espelhos curvos, intitulados C-curve e Sky Mirror, uma parede com manchas de sangue, um canhão na sala do Jeu de Paume, berço simbólico da democracia, e um Vortex, onde as águas viajam ao centro do mundo.

A exposição já foi criticada como escandalosa, blasfêmia, iconoclástica, etc., mas as críticas não abalaram Anish que quis deliberadamente provocar o caos nos jardins do Castelo. Sua intenção é que a confusão reine, como ele próprio disse.

Com pretensão de chegar à grandeza do lugar e ir desfigurando-o, a exposição vai, ao mesmo tempo, interrogando sobre a importância que ocupa Versailles no consciente coletivo no século XXI, assim como revelar um pouco do submundo que se esconde na fachada impecável e grandiosa do Château.

Anish Kapoor

Château de Versailles

Até 01 de novembro de 2015