As belas Pontes de Paris e suas histórias

Share

As famosas pontes de Paris que enriquecem o cenário romântico da cidade,  são testemunhas de momentos históricos, e de inúmeras declarações de amor! Alguns segredos sobre estas ‘pontes’ que fascinam turistas do mundo todo.

No sentido das fotos:

Pont de La Concorde

Antiga Place Louis XV, sua construção começou em 1727, por falta de financiamento do material necessário a ponte só ficou pronta em  1790. Graças  a revolução francesa! Eles utilizaram as pedras da destruição da fortaleza da Bastille para terminar a ponte.

 

Pont Neuf

Como seu nome indica Pont Neuf (Ponte Nova) é a mais antiga ponte de Paris, construída final do século XVI e início do século XVII, foi a primeira ponte feita de pedra e que atravessava inteiramente o rio Seine, uma passagem de pedras para pedestres.

 

Pont de la Tournelle

A ponte teve como objetivo ligar a Rive Gauche a l’Ile Saint Louis, considerada uma das pontes  mais emblemáticas da cidade, ganhou uma torre com a imagem  de Sainte Geneviève (Santa Genoveva) padroeira de Paris

Pont des Arts

Primeira ponte metálica de Paris, a Pont des Arts foi comandada por Napoléon para que a paissagem da cidade tivesse uma ponte com uma nova tecnologia, “A fonte” batizada de Pont des Arts  herdou o nome do Palais des Arts, que após a revolução francesa foi transformado no museu do Louvre.

 

Pont Alexandre-III

Inaugurada para a Exposição Universal de 1900, com sua bela  arquitetura, sua decoração barroca e sua situação geográfica, a Pont Alexandre-III é considerada a ponte mais famosa de Paris.

Construída em homenagem a amizade entre a França e a Russia, a decoração da ponte é composta de estátuas que são as Nymphes de la Seine com as armas de Paris, e Nymphes de la Neva com as armas da Russia. Um símbolo forte no coração de Paris.