O Centro Georges Pompidou festeja 40 anos.
No espaço onde existia um grande estacionamento no centro de Paris, foi criado, em 1977, o Musée National d’Art Moderne, o famoso Centro Georges Pompidou.
Na época, sua construção causou inúmeros protestos dos moradores do bairro, que achavam o projeto moderno demais e que ele iria descaracterizar a região.
O arquiteto inglês Richard Rogers e o arquiteto italiano Renzo Piano foram os responsáveis pelo projeto. Eles optaram por deixar expostos tubos de alimentação diferenciados por cores: azul para a climatização, verde para a água, amarelo para os cabos elétricos, vermelho para os cabos dos elevadores e branco para a ventilação do subterrâneo.
Uma enorme evolução arquitetônica, nunca vista em Paris!
Não podemos esquecer que o Centro Pompidou não e só um museu: ele tem uma das bibliotecas mais importantes da cidade, onde estudantes aprendem mais de 250 línguas estrangeiras e dialetos. Ele comporta ainda uma sala de cinema, espaços para conferências, uma grande sala de espetáculos, livrarias, boutiques e cafeteria.
Desde que foi inaugurado em 31/01/1977, o Museu recebeu mais de 102 000 000 visitas, apresentou mais de 325 exposições e teve uma frequentação de mais 110 000 000 leitores na biblioteca.
Com uma programação super extensa e variada, é sempre bom incluir uma visita ao Centro Pompidou em suas viagens a Paris !